Vamos lá entender o que é esse Tesouro Selic de formas simples e rápida!
Basicamente o Tesouro Selic se trata de um titulo publico emitido pelo governo federal para captação de recurso através da negociação – compra e venda – de títulos públicos federais.
Ah! Só não vá confundir Tesouro Selic com a Taxa Selic — embora ambos estejam relacionados, não são a mesma coisa. O primeiro é um título negociável, e o segundo, a taxa básica da economia.
O Tesouro Selic é um dos investimentos mais seguros que temos no Brasil para quem deseja dar os primeiros passos na renda fixa. Por ser um produto acessível, é uma excelente maneira de começar nesse universo.
Além disso, trata-se de um título com alta liquidez e rendimento diário — o que permite o resgate a qualquer momento — sendo, portanto, uma boa opção para quem está construindo sua reserva de emergência.
A principal vantagem do Tesouro Selic é acompanhar a Taxa Selic — que, como você já sabe, é a taxa básica da economia. Quanto mais alta ela estiver, maior será o rendimento.
Por isso, o Tesouro Selic é uma alternativa muito procurada por quem deseja sair da velha poupança e diversificar sua carteira de renda fixa.
Mas afinal como funciona esse titulo?
Ao investir no Tesouro Selic, você está basicamente emprestando dinheiro para o governo. Em troca, ele te paga com juros — que podem ser pagos de forma semestral ou no vencimento, dependendo das características do título.
O governo utiliza esse dinheiro para investir em áreas como infraestrutura, saúde, educação, entre outras.
E você, que aplicou seus recursos nesse título, recebe o retorno na forma de juros. Se precisar resgatar o valor investido antes do vencimento, basta vender o título de volta para o mercado (o próprio Tesouro Direto intermedia isso). Assim, você receberá o valor investido acrescido dos juros proporcionais ao período em que o dinheiro ficou aplicado.
Não tem mistério — é só prestar atenção!.
Rendimento do Tesouro Selic
Este título tem como indexador a Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia.
Sendo assim, ao investir nesse título, o seu dinheiro crescerá diariamente, de acordo com a variação da Selic, acrescida de um pequeno valor adicional. Isso acontece porque o Tesouro Selic acompanha de perto as mudanças dessa taxa, que é definida periodicamente pelo Banco Central nas reuniões do Copom (Comitê de Política Monetária).
Para ficar mais claro: se a Selic estiver em 10% ao ano, o rendimento do Tesouro Selic será muito próximo a esse valor — algo em torno de 9,91% ao ano, por exemplo (considerando a taxa de custódia da B3).
Para quem busca investimentos de curto e médio prazo, o Tesouro Selic é uma boa opção. Além disso, oferece rendimento diário, o que permite acompanhar a valorização do investimento dia após dia.
Uma informação que muitos desconhecem é que, sim, o Tesouro Selic rende mais do que a poupança!
Isso acontece porque, sempre que a taxa Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende apenas 70% da Selic + Taxa Referencial (TR) — o que geralmente representa um ganho bem menor do que o oferecido pelo Tesouro Selic.
Vantagens do Tesouro Selic
Liquidez diária: Há a sempre a possibilidade de fazer o resgate a qualquer momento do valor investido, tornado um ótima opção para a Reserva de emergência
Rentabilidade: A sua rentabilidade acompanha a Taxa Selic, o que não acontece na poupança.
Transparência: Em função do seu rendimento diário, sabe-se exatamente quanto está rendendo suas contas e poderá acompanhar em tempo real o seu retorno.
Facilidade de acesso: A tesouro Selic é um dos investimentos mais democráticos que tem, em função de que, com R$ 30 reais qualquer pessoa pode investir. O que é trinta reais hoje em dia, Um café da manhã?
Segurança: Todos os Títulos do tesouro são garantidos pelo governo federal, sendo assim são os mais seguros do mercado.
Custos e impostos
Assim como qualquer investimento em bolsa de valores, o Tesouro Selic tem seus custos, mas, em comparação a outros investimentos, ele ainda possui baixo custo. Então, não tem desculpa!
Imposto de Renda (IR) – A alíquota varia de acordo com prazo de aplicação que segue a tabela regressiva do IR sobre os rendimentos, que começa em 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% de 181 a 360 dias; 17,5% de 361 a 720 dias; e 15% acima de 720 dias. Lembrando que o imposto incidi sobre os rendimentos e NÃO sobre o valor total investido.
Taxa de custódia da B3 – A B3 (a Bolsa de valores brasileira) cobra uma taxa de 0,2% ao ano sobre o valor total investido que descontado automaticamente, tanto no vencimento quanto no resgate do titulo. Mas essa cobrança só acontece com valores acima de R$ 10 mil reais por CPF no Tesouro Selic.
Como investir ?
Investir no Tesouro Selic é bem simples e qualquer pessoa pode começar. Veja o que é necessário.
- CPF em situação regular
- Conta em um Banco de sua preferencia para fazer a transferência do dinheiro para a corretora
- Conta uma corretora que seja CONFIÁVEL.
- Cadastro no Tesouro Direto – investindo por uma corretora automaticamente ela fará o registro na plataforma para você.
Após estar com todos esse requisitos concluídos é só entrar na plataforma de investimento de sua corretora e por lá você terá melhores orientações pra entender mais afundo sobre o que fazer e como começar a investir no Tesouro Direto.
Se você curte esse tipo de conteúdo, segue aqui! Sempre posto dicas sobre finanças pessoais com uma linguagem simples, direta e que cabe no seu dia a dia.
Conhecimento é pra todo mundo!
Até o próximo post. 🚀
🔒 Aviso Legal
As informações contidas nesta publicação têm caráter educacional e informativo. Elas não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. Toda e qualquer decisão de investimento deve ser feita com base em sua própria análise, perfil de risco e, se necessário, com o apoio de um profissional certificado. O site Cash Flow Brasil em nenhum momento se responsabiliza por eventuais perdas financeiras decorrentes do uso das informações aqui apresentadas.