O que são empresas de capital aberto?

Bolsa de Valores

o que é uma empresa de capital aberto, de forma simples e com uma linguagem acessível pra que você entenda.

Quando começamos no mundo dos investimentos nos deparamos com um monte de terminologias técnicas e jargões que mais atrapalham do que ajudam. É como se todos da área estivessem falando em outro idioma no qual só você não entendi. Mas calma, é por isso estou aqui para desmistificar o ‘economês’ e te ajudar a navegar por esse mundo. Vamos começar a entender o que é uma empresa de capital aberto!

O que é uma empresa de capital aberto?

Basicamente uma empresa de capital aberto é aquela, que por meio da bolsa de valores, permite que qualquer pessoa física compre suas ações, ou seja, um pedaço dela no mercado e com isso se tornando sócio da companhia. Esses pequenos pedaços representam frações da companhia e pode ser compradas e vendidas livremente no mercado secundário.

Vamos entender melhor isso

Por exemplo, “Imagine que você tem uma empresa de metalurgia bem-sucedida, com bom patrimônio e resultados operacionais. Mas você e seus sócios estão cansados de depender só de bancos para crescer. Decidem, então, buscar recursos na bolsa de valores para expandir os negócios e continuar crescendo.

E como isso é feito?

Através de um mecanismo criado em 1602 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, na Bolsa de valores de Amsterdã chamado oferta pública inicial (IPO), que é quando a empresa decide vender suas ações ao publico pela primeira vez no mercado primário. Depois desse processo inicial, as ações começam a ser negociadas no dia a dia da bolsa de valores (mercado secundário). Mas isso não é tão simples de ser feito, pois há uma serie de conformidades a serem seguidas pelas empresas para terem a chance de ingressar na bolsa.

Após todo o processo ser feito as ações começar a ser negociadas entre os participantes do mercado, pessoas físicas como eu e você e também pessoas jurídicas, formando-se assim as tendências de preço que se origina da interação entre oferta e demanda. Se há pessoas comprando, há pessoas vendendo e vice-versa.

Mas qual a diferença entre esse dois modelos de negócios?

  • Em uma empresa de capital aberto as sua ações são negociadas livremente no mercado financeiro podendo ser comprada ou vendida por qualquer investidor que esteja disposto a negocia-las, em função dessa estrutura, elas têm mais poder de captação de recursos.
  • Na empresa de capital fechado acontece o oposto, as sua ações só podem ser negociadas a um grupo restrito de pessoas que são os sócios da companhia, ou seja, o seu capital não está disponível ao público investidor. Esse modelo te da uma certa vantagem, pois não há necessidade de estar prestando contas publicamente assim como ocorre nas empresas de capital aberto.

Quais são as vantagens dessa estrutura de negócios?

Ao entrar para a bolsa de valores a companhia passa a ter muitas vantagens e vou listar apenas algumas:

  • Maior visibilidade no mercado financeiro: Após IPO o volume de informações públicas sobre a empresa aumenta, permitindo um melhor acompanhamento por parte do público interessado nos negócios da companhia;
  • Aumento na captação de recursos financeiros: Isso se dá em função da venda de suas ações aumentando assim consideravelmente a sua capacidade financeira;
  • Aumento na capacidade de expansão: com mais dinheiro em caixa a companhia poderá investir em pesquisa e desenvolvimento;

Vantagens para o investidor

  • Distribuição de dividendos: Muitas empresas da bolsa fazem a distribuição do seu lucro liquido na forma de dividendos aos seus acionistas;
  • Possibilidade de valorização: Ao comprar ações dessas empresas poderá ser beneficiado com crescimento da companhia e consequentemente ganhar com a valorização de suas papéis no mercado.

Conclusão

Investir em empresas de capital aberto pode ser uma boa oportunidade para construir um futuro promissor, seja para aposentadoria ou para a tão sonhada independência financeira. Com planejamento e estratégia, você pode construir uma carteira de investimentos sólida, podendo ser com foco em valorização, renda ou uma mistura desses dois objetivos e com isso aproveitar os benefícios do mercado de ações.

Se você curte esse tipo de conteúdo, segue aqui! Sempre posto dicas sobre finanças pessoais com uma linguagem simples, direta e que cabe no seu dia a dia.

Conhecimento é pra todo mundo!
Até o próximo post. 🚀

🔒 Aviso Legal
As informações contidas nesta publicação têm caráter educacional e informativo. Elas não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. Toda e qualquer decisão de investimento deve ser feita com base em sua própria análise, perfil de risco e, se necessário, com o apoio de um profissional certificado. O site Cash Flow Brasil em nenhum momento se responsabiliza por eventuais perdas financeiras decorrentes do uso das informações aqui apresentadas.

1 thought on “O que são empresas de capital aberto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *